Retorno da Mobilização da Coleta Seletiva: outras respostas e novas perspectivas

22/06/2011

Obtivemos mais respostas às cartas que foram enviadas ao Secretário Adjunto de Limpeza Urbana e a Prefeita. Fomos recebidos por Leonardo Borges , Secretário de Obras, pelo Sr. João Batista, Secretário Adjunto de Limpeza Urbana e pelo Presidente da ACIC, Umberto Nogueira e a Superintendente Lucinéia Baia. Nesse encontro tivemos a oportunidade de falarmos da Plataforma e o que nos levou a essa mobilização. Reafirmamos que nossa intenção é fazer algo concreto pelo planeta e emitir sinais para os órgãos públicos que a população tem interesse no assunto da Coleta Seletiva. Dessa reunião ficou combinado uma visita do Sr. João Batista de Lima Filho, Secretário Adjunto de Limpeza Urbana de Contagem e da Adriane, Gestora Pública para que pudéssemos acertar detalhes de uma parceria. A visita aconteceu no dia 21 de junho e acertamos que, à partir de agosto, o Colégio Santo Agostinho - Unidade Contagem, entrará numa fase mais aprimorada da coleta seletiva. Ficou decidido:

- O local para colocação de bags coletores na escola.
- Definição dos dias de Coleta Seletiva (segunda-feira e quinta-feira), onde iremos receber das famílias, professores e funcionários, o lixo reciclado em casa, além do lixo produzido pela escola. Não é necessário separar papel, plástico ou metal (não receberemos vidros). Essa separação será feita pelos catadores. Isso facilita o acondicionamento do material em casa.

- Confecção de bags individuais para que as famílias possam ajuntar o lixo em casa e trazer para a escola sem a necessidade de utilizar sacos plásticos. O bag é retornável e padronizado.
- Acerto do lançamento oficial desse projeto, em agosto, com a presença do Secretário Adjunto, representante da ASMAC, direção da escola, Grêmio Estudantil e demais alunos.
- A implantação da Coleta Seletiva no entorno da escola. A Secretaria estabelecerá o raio de ação e uma grande mobilização de conscientização dos moradores do entorno da escola será programada com o envolvimento dos alunos e de familiares voluntários.

Percebemos o interesse por parte da Secretaria em dar uma resposta ao pedido dos alunos que enviaram centenas de cartas. Eles já leram várias delas, inclusive dando detalhes de algumas. Ressaltaram o capricho dos professores e professoras e dos lindos desenhos dos alunos da Educação Infantil. Aproveitamos a ocasião para a entrega, pelos alunos do turno da tarde, do último bloco de cartas. Algumas cartas, endereçadas para a Prefeita ou para a Transcon, serão entregues por eles pessoalmente por eles. Aproveitamos para mandar um recado para a TRANSCON que até a data de hoje não respondeu aos alunos. Iremos aguardar mais uma semana.

Em nome da Plataforma Terráqueos
Aleluia Heringer Lisboa