Rodeio em Contagem: suspensão já!

09/08/2013

“A grandeza de um povo é medida pela forma como seus animais são tratados."

MAHATMA GANDHI

À PREFEITURA MUNICIPAL DE CONTAGEM;
PREZADO PREFEITO CARLIN MOURA;
Prezados vereadores,
Prezado Secretário Municipal de Meio Ambiente,
Prezado Secretário Municipal de Saúde,

C/c:
Imprensa,
Entidades de defesa dos animais,

Solicitamos a suspensão de provas com animais no evento Contagem Rodeio Festival, a ser realizado entre os dias 08 e 11 de agosto de 2013, na avenida João César de Oliveira, no centro de Contagem, em frente ao 18º Batalhão da PM.

Para que os animais entrem pulando na arena dos rodeios é feito uso do sedém, uma correia que comprime os órgãos genitais dos mesmos. O sedém é puxado com força pelo peão no momento da entrada dele na arena, é por isso que o animal pula. O animal pula de dor. Além da dor, os animais são submetidos a estresse e desespero.

A Constituição Brasileira afirma que o poder público deve proteger a fauna e a flora, vedando as práticas que submetam os animais à crueldade.

CAPÍTULO VI
DO MEIO AMBIENTE
Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.
Parágrafo 1º - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:
(...)
VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.

Vários municípios brasileiros já proibiram a prática de rodeios e são exemplos a serem seguidos pela nossa cidade.

A maioria esmagadora do público vai a eventos como este para ver os shows, e não a tortura dos animais. A população de Contagem merece atividades culturais, artísticas e entretenimento saudável e gratuito. Sendo assim, os shows podem acontecer normalmente, sem a realização dos rodeios.

Nossa cidade agradece.

Projeto Proteger – (31) 3063-8050
Movimento Mineiro pelos Direitos Animais
"Liberdade aos Animais, ainda que tardia!"

MOVIMENTO MINEIRO PELOS DIREITOS ANIMAIS

"Liberdade aos Animais, ainda que tardia!"

movimentomineiro@gmail.com

www.facebook.com/movimentomineiro

UNIDOS

ACERTAMOS mais, CONSTRUÍMOS mais, MULTIPLICAMOS mais,

AVANÇAMOS mais,  SALVAMOS mais, LIBERTAMOS mais!