VOLUNTARIADO - Ecos de uma nova consciência juvenil

18/03/2013

O voluntariado no Colégio Santo Agostinho

O mundo está mudando rapidamente e os jovens não querem ficar fora dessa mudança. Ao contrário: em muitos casos, são eles que estão à frente, abertos ao novo, munidos da inquietude de quem sabe que “um outro mundo é possível”, dispostos a criar relações mais afetuosas entre as pessoas e de maior cuidado com as múltiplas formas de vida do planeta. Basta olhar para casos recentes de mobilização ao redor do mundo e vemos que a mudança não se dará sem o apoio e participação da juventude.

No Colégio Santo Agostinho há ecos dessa nova consciência juvenil. Por meio da Plataforma Terráqueos, os alunos começam a refletir o seu papel no mundo e percebem que sua ação pode ajudar a tecer uma nova rede de relações e de interesses sociais, que giram em torno da qualidade de vida para os humanos, para o planeta e os animais.

Uma das áreas de atuação é a do voluntariado. O desejo de construir uma vida plena de significado e felicidade é algo próprio da vida humana. Esse desejo se busca em âmbito individual e coletivo: queremos ser felizes, mas nos realizamos ainda mais quando podemos compartilhar essa experiência com o próximo. Assim, afirmamos a solidariedade como um dos valores mais importantes na convivência entre as pessoas. No contexto escolar, a prática da solidariedade desperta virtudes essenciais para a cidadania, tornando-se um valoroso instrumento educativo.

Ao longo do ano letivo, diversas campanhas solidárias contam com a participação dos alunos que se mobilizam para arrecadar artigos de alimentação, vestuário e higiene, repassando-os para outras instituições beneficentes e campanhas de âmbito nacional e internacional (Projeto Ser Humano, no norte de Minas; campanha “Um dia sem sapatos”, Campanha Pró-Haiti, Campanhas de arrecadação de agasalhos e roupas, campanhas solidárias no Natal).

Em abril, reiniciaremos as atividades de voluntariado, que passa pela criação de novas parcerias institucionais (creches, asilos, hospitais, instituições beneficentes) e a formação dos grupos de alunos que tomarão parte nesse trabalho.

Se você deseja participar, junte-se àqueles que já estão fazendo a mudança acontecer!

Informações: Depas (Departamento de Evangelização, Pastoral e Ação Social)

E-mail: depasct@santoagostinho.com.br

Tel.: 2103.0720