Ministério da Cultura se declara a favor do uso de animais em circos e gera polêmica

Compartilhe

26/02/2013

Embora a utilização de animais em circos seja proibida em nove estados brasileiros por constatações de maus-tratos, um Projeto de Lei para que a proibição seja ampliada para todo o país está há sete anos aguardando para ser aprovado.

O PL 7291/2006, na forma de seu substitutivo (leia aqui), é a atual esperança de todos os cidadãos que desejam ver os animais livres do confinamento das jaulas dos circos. Tentativas anteriores de parar o uso de animais em circos no Brasil não foram bem sucedidas, como é o caso do PL 12/2003.

Uma matéria do programa “Câmara Hoje”, da TV Câmara, traz opiniões diferentes sobre a proposta do PL 7291/2006, que pede a proibição dos animais em apresentações circenses. Na reportagem, o Dep. Federal Ricardo Izar (PSD-SP), presidente da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos dos Animais, defende a aprovação do projeto de lei: “Se a gente quer um país desenvolvido, a gente precisa ter um país evoluído.” No início de fevereiro, Izar solicitou a votação do PL durante um pronunciamento.

Já o Dep. César Halum (PSD-TO), que faz parte da Frente Parlamentar presidida por Izar, é contra a proibição dos animais em circos: “Os animais não devem ser impedidos de trabalhar”. A declaração do Dep. César Halum seria engraçada se não fosse trágica. Membro de uma Frente Parlamentar que foi criada para proteger os animais, Halum usa um argumento raso e que não leva em consideração aqueles que sofrem nas jaulas. Dizer que eles não devem ser “impedidos de trabalhar” dá a entender que eles querem estar no circo, sendo torturados por treinamentos cruéis e confinados em pequenas jaulas. ERRAMOS: Há quase um ano o Dep. César Halum mudou de opinião sobre isso e hoje é um forte aliado na luta pela aprovação do PL que proíbe animais em circos (leia aqui).

Outro parlamentar que é a favor de que os animais continuem nos circos é o Dep. Tiririca (PR-SP), ex-dono de circo. Tiririca admite que há circos onde os animais sofrem maus-tratos, mas garante que em outros, isso não acontece. Ele é a favor de uma lei que crie regras para que estes animais possam seguir nos circos. Quando o Dep. Tiririca se refere a maus-tratos, certamente tem em mente apenas chibatada e ações do tipo. O confinamento não parece ser um problema, na visão dele.

 

plataforma terráqueos

 

O Ministério da Cultura é a contra a saída dos animais dos circos

Segundo Marcos Teixeira, o Ministério da Cultura é favorável à utilização de animais em circos. Marcos, que é representante do Ministério, disse que a crueldade está em tirar os animais que vivem há décadas com as famílias circenses. Não é preciso ir muito longe para ver que a opinião de Teixeira é absolutamente superficial. Basta observar os diversos casos de animais que morrem jovens nas jaulas dos circos ou que vão para santuários totalmente debilitados, como é o caso dos animais que chegam ao Rancho dos Gnomos, em Cotia, a 40 km de São Paulo.

Douglas Fernandes, gerente do Circo Mundial, disse que a chegada do circo nas cidades onde o uso de animais é proibido é menos impactante do que antes, quando haviam carretas com animais expostos.

Para os defensores da aprovação do PL, os circos que sobreviverão são aqueles que usam o artista humano como destaque e não são favoráveis aos maus-tratos aos animais. As maiores companhias circenses do mundo, como é o caso da trupe do “Cirque du Soleil”, não utilizam animais e valorizam a arte.

 

Peça para a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados colocar o PL 7291/2006 em votação

Preparamos uma rápida mensagem para que você, se achar pertinente, envie ao Presidente da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados:

 

✄ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃

 

Envie para: Henrique Eduardo Lyra Alves, Presidente da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

E-mail: dep.henriqueeduardoalves@camara.leg.br

 

Assunto: Excelentíssimo Deputado, coloque o PL 7291/2006 em votação

 

Em nome de todos que têm respeito aos animais e consciência dos problemas ocasionados pela presença deles em circos no território nacional, venho por meio desta mensagem pedir ao Excelentíssimo Senhor que coloque o PL 7291/2006 em votação. O Projeto de Lei está há sete anos esperando para ser votado.

 

Muito obrigado,

Nome completo, profissão.

✄ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃ ▃