Festa Junina com ação pastoral e social

25/05/2017

A Festa Junina do Colégio Santo Agostinho, que em 2017 apresenta o tema “Ê chão brasileiro”, proporciona uma das grandes ações de promoção e assistência social, por meio da participação de entidades beneficentes em atividades recreativas e por meio da captação de produtos alimentares que são destinados a diversas instituições locais, a saber:

1. Barraquinhas solidárias:

Serão 6 barraquinhas organizadas por entidades beneficentes. As quantias arrecadadas serão revertidas integralmente a essas entidades; estimamos que cada instituição alcance uma renda de cerca de R$1.000 nessa atividade:

- Cepa (Centro de Apoio Santo Hermann José): instituição que atende cerca de 120 crianças no bairro Bela Vista – Contagem e que organiza e promove atividades educativas, recreativas, culturais e assistenciais para as famílias da região. Barraquinha: bola na lata.

- Centro de Apoio à Criança Carente de Contagemunidade Nova Contagem: instituição que atende cerca de 120 crianças em situação de vulnerabilidade social no bairro Nova Contagem e que organiza e promove atividades educativas, recreativas, culturais e assistenciais para as famílias da região.

- ONG Proteger: ONG que atua pela proteção dos animais, organizando eventos de adoção, acolhida e encaminhamento aos lares para os animais, resgate e educação. Barraquinha: pescaria ecológica.

- Grupo Zaqueu/Paróquia Santa Cruz: grupo de assistência a moradores de rua, que auxilia o seu público promovendo almoços e jantares, encaminhamento para albergues etc.

- ONG Elos do bem: atua com assistência social junto a públicos diversos na região metropolitana de Belo Horizonte. Barraquinha: argolas.

- Lar de Marcos: instituição de assistência social que acolhe e promove a educação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Contagem. Barraquinha: boliche.

2. Doação de alimentos arrecadados

As instituições beneficiadas e que receberão doações diversas de alimentos arrecadados na festa junina serão:

- ONG SER Humano: promove assistência social na região de Contagem e Betim, arrecadando alimentos, roupas e outros benefícios para as populações carentes locais.

- CEPA (Centro de Apoio Santo Hermann José).

- Creche Dona Belinha: creche e entidade educacional situada no bairro Jardim Riacho das Pedras, que atende cerca de 120 crianças e famílias da região.

- Grupo Zaqueu/Paróquia Santa Cruz.

- Rotary Club de Contagem: entidade que promove e auxilia diversas ONGs, creches, asilos, instituições de tratamento médico da região de Contagem.

- SEBE – Sociedade Evangélica Beneficente do Eldorado: promove dois projetos de atendimento a populações necessitadas da região: os projetos “Casa Samuel” (cerca de 24 crianças) e o “Celebrando a vida” (30 idosos).

- Elos do Bem.

- Lar de Marcos.

- Projeto Mesa Brasil: promovido pelo SESC Contagem, que redistribui alimentos para dezenas de outros pequenos projetos assistenciais da região metropolitana. Pela abrangência das instituições atendidas por esse projeto, estimamos que 50% do total arrecadado irá para o projeto Mesa Brasil. A outra fração será distribuída entre as demais instituições mencionadas.

A festa “Ê Chão Brasileiro” acontecerá no dia 03 de junho – sábado, em dois momentos distintos: das 9h às 14h30 (Ed. Infantil ao 5º ano/EF) e das 18h às 22h (6º ao 9º ano/EF e Ensino Médio).

Salvar