Educação ecopedagógica

Compartilhe

12/04/2017



Galeria de Fotos

Vídeo


“Conceber o planeta como pátria e

a humanidade como povo que habita uma casa comum.”

(Papa Francisco)

 

Um grupo de alunos e professores esteve no Sítio Ecopedagógico Santo Agostinho (Mário Campos) para o plantio de 120 mudas de árvores do cerrado: ipês, ingá, pau-d’óleo, pequi, urucum, cagaita, pitanga, goiaba etc. Uma ação que visa compensar a emissão de carbono gerada pelo consumo anual de energia elétrica de todo o colégio!

Esta iniciativa foi uma das ações da parceria entre o CSA Contagem e a App Prova, que doou o montante do dinheiro arrecadado com a venda do livro “Foco Total no ENEM”, destinando-o à compra das mudas, insumos e ao preparo do espaço para o plantio (clique aqui para mais informações).

Durante a atividade, refletiu-se sobre a biodiversidade como fator de fortalecimento da própria natureza e da vida local e a necessidade de preservar a vegetação nos solos, como forma de proteger as nascentes locais de água e evitar erosões. E o mais importante: a atividade proporcionou pensar o lugar do ser humano e suas interações com o meio ambiente. "No âmbito da escola é muito salutar que os alunos se envolvam em ações como essas, que traduzem em práticas e fazeres os valores fundamentais de uma educação integral", afirmou Rodrigo Mourão, supervisor pedagógico do Ensino Médio e um dos articuladores da atividade.

Entre as ações previstas na parceria APP Prova/CSA Contagem, o plantio das mudas em Mário Campos foi a primeira que se concretizou. Os recursos destinados à Jocum e ao Franklin Oliveira já foram repassados, e logo as respectivas ações serão noticiadas. Assim, completa-se o ciclo de ações “pelas pessoas, planeta e animais”, contemplados na Plataforma Terráqueos.

Salvar