Notícias sobre a mobilização em prol de melhorias de acesso à BR 381

24/10/2011

A comunidade escolar que se organiza em torno da Plataforma Terráqueos, por meio de uma comissão, foi recebida pelo Secretário de Obras, Engenheiro Civil Leonardo Borges Castro, no dia 21 de outubro de 2011. A reunião transcorreu versando sobre as obras viárias previstas para a região. Estiveram presentes a Diretora Aleluia Heringer Lisboa, o Gestor Administrativo-Financeiro do Colégio, Sr. Geraldo Viana Filho, o Sr. Jorge (Presidente da Associação do Bairro Bandeirantes) e os representantes dos Pais de Alunos, Engenheiros João Batista Ribeiro da Silva e Alfredo Marques Diniz.

O Secretário ouviu a comissão sobre duas grandes demandas. A primeira é a obra, já aprovada pelo PAC 2, que prevê abertura da Av. dos Austríacos ligando a Rua Paes Leme até a marginal da BR 381, sentido BH. Essa obra permitirá a redução do fluxo dos carros provenientes de Ibirité, Brumadinho, Betim e dos bairros Flamengo, Santa Maria e Riacho das Pedras em Contagem. Segundo o secretário "a verba já está garantida!" e o trabalho Social, que agora vem acompanhado do trabalho ambiental, já teve início. Todas as famílias a serem beneficiadas com o reassentamento já foram cadastradas. O processo técnico/jurídico para a canalização da Avenida dos Austríacos já está na fase de gestação. Logo após virá o processo licitatório (90 dias aproximadamente) e as obras poderão ter início no primeiro semestre de 2012. São "tempos técnicos" que precisam ser respeitados, segundo a legislação vigente, observou o Engenheiro Alfredo Marques Diniz.

Outra questão abordada foi a melhoria do trânsito no binário constituído pelos viadutos sobre a   BR-381, naquela região. O Secretário informou que o gerenciamento de todo o trecho da rodovia, partindo da Praça da Cemig em Contagem até a cidade de São Paulo, está a cargo do Consórcio Autovia e que a regulamentação é dada pela ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres, isto é, fora da gestão municipal. Como Contagem é uma "Cidade de passagem" que tem acessos às principais rodovias federais, BR's 040, 262 e 381, o trânsito na Cidade fica muito comprometido. No site da Prefeitura de Contagem está o registro da reunião que aconteceu no dia 14 de outubro entre a Prefeita Marília Campos, representantes regionais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e técnicos da concessionária que administra a Rodovia Fernão Dias (BR - 381) buscando sanar esse problema. Confiram:

Ao final, o Secretário se solidarizou com o movimento, parabenizou a todos pela iniciativa e disse que a Administração Pública está pronta para colaborar no que for preciso para tornar a nossa cidade um lugar melhor para se viver.

Saudações
Plataforma Terráqueos