Livro “Laudato Si’ e a educação: qual a parte nos cabe”

19/03/2018

É com grande orgulho que divulgamos o livro Laudato Si’ e a educação: qual parte nos cabe, de nossa diretora Aleluia Heringer, que, com a competência que lhe é inerente, instiga-nos a refletir sobre o quanto precisamos avançar no cuidado com a nossa Casa comum. Um bom texto é aquele que provoca discussões, e este não deixa por menos!

SINOPSE

A Encíclica Do Papa Francisco denominada Laudato Si': sobre o cuidado da Casa Comum, com seus seis capítulos e 246 tópicos, foi divulgada oficialmente no dia 18 de junho de 2015, com ampla repercussão na imprensa. Distribui responsabilidades para todos os níveis e direções: do mais isolado cidadão às lideranças do processo produtivo, financeiro e das nações. Orientação também aplicável ao ensino formal e ao professor na sala de aula. Se concebemos a educação diplomante como um vetor de transformação e interferência na realidade, não há como desconsiderar a contribuição (e responsabilidade) das instituições escolares na mudança de mentalidades e comportamentos dos indivíduos. Uma vez que significativa parcela das sociedades passa por essa instituição, é preciso que se reconheça o papel crucial do ensino nas novas formas de pensar e agir. O presente trabalho é uma tentativa de aproximação e de diálogo entre Laudato Si´ e a Escola, ou a Educação (formal e informal). Como podemos comparecer e contribuir diante desse grande desafio mundial da crise ambiental? O texto nos confronta, suscita perguntas e estranha algumas “verdades” já estabelecidas.