Voluntariado no primeiro semestre

Compartilhe

05/07/2016

O voluntariado 2016 despede-se do semestre com ótima participação dos estudantes e iniciativas promissoras. Os trabalhos foram iniciados em março com uma prática envolvendo as noções de coordenação motora e a importância do brincar, treinamento que os agentes de pastoral proporcionaram aos participantes, estudantes do 6º ano à 2ª série do Ensino Médio. Essa atividade possibilitou a compreensão de quais atividades e brincadeiras são propícias conforme as faixas etárias do público atendido e quais habilidades elas desenvolvem e/ou exigem desses públicos diferentes. Com a assessoria permanente do Frei Maurício, assessor religioso agostiniano e psicólogo, pudemos entender que “brincar é coisa séria”: nas brincadeiras, expressamos emoções, habilidades motoras e sociais, despertamos valores éticos, humanos.

Uma das mais importantes iniciativas nesse semestre foi o projeto assumido em conjunto com a Escola Estadual Dr. José Roberto de Aguiar, chamado de monitoria solidária. Estudantes e professores do CSA organizam aulas de monitoria para estudantes do Ensino Médio daquela escola, complementando e aprofundando sua preparação para o Enem. A importância dessa iniciativa consiste na troca de experiências de ambos os grupos, aproximando mundos (culturas, visões políticas, experiências de ensino) diversos e complexos. Há que se constar a grande presença de professores do CSA que doaram seu tempo para o preparo e a aplicação de conteúdos e estratégias didáticas para esse projeto se viabilizar.

As parcerias com instituições locais continuam cada vez mais fortes: estivemos presentes na Creche Dona Belinha e Centro de Libertação da Mulher Trabalhadora, que atendem cerca de 120 crianças. Nessas instituições os voluntários desenvolvem atividades de recreação, leitura e contação de histórias, visitas aos berçários, esportes. O voluntariado também está no Cepa (Centro Educativo Herman José), participando de atividades lúdicas, de promoção à cidadania, autoestima e dignidade humana, com um público de adolescentes locais. E, em parceria com Ensino Médio, o voluntariado esteve no Centro de Convivência Paulo Penido, levando kits de cuidados pessoais preparados nos laboratórios do Colégio e desfrutando tardes prazerosas com músicas, histórias e emoções diversas.

Que o segundo semestre seja ainda mais fecundo! Parabéns a todos os envolvidos!

 

Jean Carlos - Coordenador DEPAS

Veja todas as fotos