“Misericórdia pode brotar da planta dos seus pés”

Compartilhe

15/04/2016



No dia 13 de abril, alunos, professores e funcionários tiveram um dia de reflexão e sensibilização através do evento “UM DIA SEM SAPATOS”, que há cinco anos acontece no Colégio Santo Agostinho Contagem.

Nesse dia, as pessoas foram convidadas a ficarem descalço e a refletirem sobre a importância do cuidado e respeito com o outro. Exercendo atos conscientes de cidadania, compreendendo de modo mais reflexivo a sociedade brasileira, suas desigualdades estruturais e exercitando oportunidades reais de colaboração local.

Para transmitir o verdadeiro significado do UM DIA SEM SAPATOS, a diretora do Colégio Aleluia Heringer Lisboa Teixeira discursou a frase de Nelson Mandela: “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar”.

A professora de Educação Artística, Vanessa Oliveira, falou o que o evento representa para ela. “Um dos dias mais especiais do ano! Nesses tempos de dedos apontados para todo lado, experimentar viver na pele o lado do outro é parte importante do caminho. Uma escola inteira nesse movimento é incrível e emocionante! ”.

Patrícia Silva, do Departamento de Pastoral, se surpreendeu com a capacidade de mobilização. “Fiquei descalça durante todo o dia e realmente vem uma sensação de incômodo, desconforto, que faz pensar naquelas pessoas que lhes faltam condições dignas de viver. Ter uma ação educativa desse porte sensibiliza e proporciona uma consciência sobre a diversidade social do país e desperta uma vontade de fazer algo de bom para o outro”.

Prestação de contas

Foram arrecadados cerca de 1,7 tonelada de utensílios (calçados, roupas e cobertores), que serão destinados para o Vicariato da Ação Social da Arquidiocese de BH (pastorais de rua, do menor, da mulher, etc), Jocum – Casa Luzeiro, Projeto Ser Humano (Contagem), Creche Apiaf (Associação Padre Ibiapina de amparo à família – bairro Bandeirantes).

 

Agradecimento

O Vicariato Episcopal Para Ação Pastoral e Social da Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio da Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida, vem manifestar profundo agradecimento pelas doações de roupas e calçados recebidas dos alunos do Colégio Santo Agostinho – Unidade Contagem. Aproveito a oportunidade para renovar meus protestos de respeito e consideração.

Cordialmente,

Alan Silva - Instrutor Social

 



Veja todas as fotos do evento nos links abaixo

MANHÃ

TARDE