Dia da Proteção Animal

Compartilhe

07/10/2014

 

A ideia de se ter um dia em comemoração ao bem-estar animal surgiu ainda no mês de julho e foi lançada aos alunos da Plataforma Animal*: “Podemos fazer um projeto sobre isso?” A adesão foi imediata e, a partir de então, todos se mobilizaram, discutiram propostas, definiram ações, assumiram responsabilidades. A data definida? 01 de outubro.

Essa data foi escolhida com o intuito de mobilizar a comunidade escolar em prol dos direitos dos animais. Como as denúncias de maus-tratos têm se tornado algo cada vez mais comum, pretendemos fazer com que todos reflitam a respeito da importância de se cuidar de todas as espécies, sejam elas humanas ou não humanas”, esclarece a professora Rejane.

A princípio, havia sido pensada a data de 04/10 (sábado), em que se celebra o Dia Mundial dos Animais devido ao dia de São Francisco de Assis, festejado na mesma data. São Francisco é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente. Outro fator importante a se considerar é a relação direta com a Declaração Universal dos Direitos dos Animais aprovada pela Unesco em 15 de outubro de 1978.

Uma das atividades que antecederam o lançamento do Dia da Proteção Animal foi promover a venda de doce. O grupo estabeleceu que a renda arrecadada seria destinada a uma senhora que cuida de animais que foram abandonados ou maltratados por seus tutores. Para isso, elaboraram cartazes e fizeram um ótimo trabalho de divulgação, informando sobre data, objetivo e valores. Os voluntários fizeram a venda de doces em alguns pontos da escola durante os recreios da manhã e da tarde, em frente à sala da Coordenação Pró-Aluno e em frente à sala do Grêmio Estudantil. Foram arrecadados em torno de R$560,00.

No dia de lançamento foi exibido para os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio um vídeo a respeito do DIA DA PROTEÇÃO ANIMAL. Em cada turma houve um responsável para falar sobre o motivo dessa data.

 

 

Outra atividade que encantou foi a exposição no hall da escola a respeito da adoção responsável de cães e gatos e sobre os direitos dos animais, elaborados pela UNESCO.

 

 

 

* A Plataforma Animal é formada por um grupo de alunos de 8º ano e séries posteriores. A existência desse grupo se fundamenta na importância de promover, em nossa escola, o debate, reflexão e ações que visem despertar nas pessoas o respeito pelos animais.