UM DIA SEM SAPATOS – Um não à desigualdade! Prestação de Contas - Um Dia Sem Sapatos - 2014

09/06/2014

O dia 29 de abril amanheceu frio, sol tímido, mas isso não impediu que a nossa comunidade educativa, pela 4ª vez consecutiva junto ao One Day Without Shoes, assumisse o seu papel frente ao desafio agostiniano de "Promover a Vida através da Fraternidade, Educação e Justiça Social".

Um sim à solidariedade, um não à desigualdade: esse foi o norte que nos guiou, especialmente durante a preparação do evento Um Dia sem Sapatos. Os pés descalços foram apenas um símbolo de o quanto ainda precisamos melhorar como povo para diminuir as "desigualdades sociais" – a grande temática trabalhada multidisciplinarmente nas salas de aula.

Na entrada, pés que chegavam firmes, mãos generosas trazendo suas doações, olhar de quem sabe que pode mudar este mundo para melhor. Logo à frente, a exposição fotográfica "Pai nosso e Pão nosso" (Elcio Ferreira) já retratando cenas urbanas, nas quais é possível se observar a indiferença que passa ao largo daqueles que se encontram em situação de extrema carência, anestesia do olhar.

Durante todo o dia, as pessoas que fizeram doação puderam andar sem calçados no ambiente do Colégio. A participação foi, portanto, por adesão! Destacamos também a dança apresentada pelos alunos do 9º ano, momento que foi filmado e transmitido pela TV Horizonte, além da repercussão do evento na mídia impressa e virtual.

Relativamente às doações, constatamos com satisfação que, a cada ano, houve melhora. Vejam abaixo a prestação de contas.

Agradecemos a todos que acreditaram, participaram, estiveram conosco tornando tudo isso possível.

Nosso fraterno abraço a todos vocês.

Prestação de Contas - Um Dia Sem Sapatos - 2014

Arrecadação:

- 675 Kg de sapatos

- 390 kg de roupas

- 387 litros de leite

- 42 kg de leite em pó

Encaminhamento das doações:

• todo o leite foi encaminhado pra o Projeto Mesa Brasil, projeto desenvolvido pelo SESC. O Projeto Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. (texto presente no site: http://www.sesc.com.br/mesabrasil/omesabrasil.html)
  • Ao Vicariato para a Ação Social da Arquidiocese de Belo Horizonte, órgão da igreja católica que organiza e articula o trabalho de diversas pastorais de cunho social e de promoção humana na região metropolitana de BH. (mais informações em: http://www.arquidiocesebh.org.br/social/o-vicariato/ ) foram doados cerca de 330 kg de roupas e cerca de 200 kg de roupas.
  • À ONG Projeto Ser Humano, que articula ações de cunho assistencial e de promoção humana na região de Contagem foram doados cerca de 345 kg de sapatos e 190 kg de roupas, que serão distribuídos em comunidades e vilas atendidas pela Ong na periferia da cidade. Mais informações em https://sites.google.com/site/eartsoftserhumano/