A Matemática da Sustentabilidade

Compartilhe

As professoras do 2º período trabalham diariamente com os estudantes as questões relacionadas ao cuidado com o meio ambiente, à sustentabilidade e à consciência ecológica de forma lúdica, prática e reflexiva. O objetivo é levá-los a compreender a importância de se adotar práticas econômicas quanto ao uso da energia elétrica.

Neste sentido, foi desenvolvido o Projeto “A Matemática da Sustentabilidade”, no qual foi trabalhado o consumo consciente da energia estimulando-se atitudes de economia que geram impactos nos recursos hídricos. Em sua execução, contamos com o apoio e a participação efetiva das famílias, que criaram estratégias para diminuir o consumo de energia. Aquelas que, ao final do mês, conseguem diminuir o gráfico demonstrativo de consumo recebem o selo “SOMOS TERRÁQUEOS CONSCIENTES E CUIDAMOS DO NOSSO PLANETA!”

Solicitamos a estas famílias que nos enviassem um breve relato demonstrando a importância dessas atitudes para a conservação do Planeta e uma foto dos participantes exibindo o selo recebido pelo (a) aluno (a). Confiram:

 

​Depoimentos 03

 

A Ana Clara chegou muito animada com a proposta de ser fiscal da energia.

Nossa fiscal foi muito eficiente. Além de fazer as metas para economizar a energia, ela também fiscalizava com vigor quando percebia que as mesmas não estava sendo executadas.

O resultado foi um sucesso. Ganhamos o selo e ficamos  muito contentes por sermos terráqueos conscientes e cuidarmos do nosso planeta.

 

Sirlene Maria

Mãe da Ana Clara Duarte Costa - 2° período C











 

O projeto Fiscal da Energia foi muito especial para nós. Sempre tivemos uma consciência crítica sobre os gastos e consumo de energia e água em casa, mas algumas ações estavam sendo adiadas. Participar do projeto fez com que fizéssemos uma força-tarefa, dedicando um tempo para realizar algumas substituições importantes na redução desses consumos.

Nossos filhos, principalmente o Felipe, ficaram muito envolvidos e cuidando para que tudo que combinamos fosse cumprido. E o resultado foi muito interessante! Além de aumentar a consciência de todos em casa, conseguimos efetivamente uma redução no consumo de 20%.

Estamos muito felizes com o resultado e agradecidos pelo envolvimento do Colégio na conscientização e construção de um futuro melhor para todos.

 

Jane Xavier

Mãe do Felipe Xavier Peixoto - 2º Período A






 

 

Fizemos o projeto no mês que o frio começou e mudamos o chuveiro para o inverno e acendemos as luzes mais tarde. Nossa família se empenhou em sempre manter as luzes apagadas, eletrônicos fora da tomada e diminuímos o tempo do banho. Com essas medidas conseguimos manter o mesmo valor da conta de luz pago nos meses de verão. O projeto foi muito proveitoso. 

 

Luciana Myrrha

Mãe do Marcos Enrico - 2º período A





 



Foi muito bem-vindo o projeto em nossa casa, pois este trata não apenas da importância dos números em nossa vida, mas também traz junto a consciência que precisamos ter a partir da reflexão acerca destes números em nossa vida.

O projeto envolveu a todos da família, juntos traçamos metas de redução do consumo de energia e, para isso, foi necessário reunir a todos, pois cada um se comprometeu a modificar alguns hábitos. O entusiasmo do Vinícius foi o mais evidente, pois ele ficou responsável por também fiscalizar o cumprimento dos "compromissos combinados" por cada membro da família - tarefa que ele assumiu com muito entusiasmo e propriedade. Conseguimos reduzir o consumo no mês subsequente à chegada do projeto e esperamos continuar mantendo este ritmo, pois isso faz bem para nós e para toda a coletividade. Parabéns a todos os envolvidos na idealização do projeto.

 

Denis Andrade e Fabiana Almeida 

Pais do Vinícius Almeida Andrade - 2º período A



 



Pedro chegou em casa todo satisfeito com seu chapéu verde, dizendo que era a nossa vez de economizar energia elétrica. Sob sua supervisão, adotamos algumas medidas para conseguirmos reduzir o consumo, tais como utilizar menos o forno elétrico e o micro-ondas, utilizar menos o ferro elétrico e sempre conferir se havia luzes acesas sem necessidade.

Assim conseguimos nosso intento e o consumo realmente caiu bastante.

 

Patrícia e Ronilson

Pais do Pedro Silva Ferrari - 2º Período C

 

 

 

 

Desde que começamos o projeto, tivemos ainda mais consciência do desperdício de energia e aprendemos economizar ainda mais com o projeto! O nosso objetivo foi alcançado com sucesso!

 

 

 

Livia Carneiro

Mãe da Sarah Carneiro - 2º período C






Depoimentos 01 – CLIQUE AQUI

Depoimentos 02 – CLIQUE AQUI

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar