Projeto: A Matemática da Sustentabilidade

As professoras do 2º período trabalham diariamente com os estudantes as questões relacionadas ao cuidado com o meio ambiente, à sustentabilidade e à consciência ecológica de forma lúdica, prática e reflexiva. O objetivo é levá-los a compreender a importância de se adotar práticas econômicas quanto ao uso da energia elétrica.

Neste sentido, foi desenvolvido o Projeto “A Matemática da Sustentabilidade”, no qual foi trabalhado o consumo consciente da energia estimulando-se atitudes de economia que geram impactos nos recursos hídricos. Em sua execução, contamos com o apoio e a participação efetiva das famílias, que criaram estratégias para diminuir o consumo de energia. Aquelas que, ao final do mês, conseguem diminuir o gráfico demonstrativo de consumo recebem o selo “SOMOS TERRÁQUEOS CONSCIENTES E CUIDAMOS DO NOSSO PLANETA!”

Solicitamos a estas famílias que nos enviassem um breve relato demonstrando a importância dessas atitudes para a conservação do Planeta e uma foto dos participantes exibindo o selo recebido pelo (a) aluno (a). Confiram:

Um projeto importante, envolvente, participativo, divertido, que conseguiu conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente, isso define o projeto “A MATEMÁTICA DA SUSTENTABILIDADE”. Ficamos maravilhados com o entusiasmo do Pedro Lucas em relação ao projeto; fizemos pequenas ações como apagar as luzes ao sair, tirar o carregador de celular da tomada quando não estiver usando etc. Ações que tiveram retorno positivo e sem falar na mudança de hábito que criamos com este projeto.

Cristiane e Cristiano

Pais do Pedro Lucas – 2º período C

Agradecemos a oportunidade de participar de um projeto tão importante como este; foram medidas necessárias para a preservação do meio ambiente e uso racional e consciente de recursos naturais. Além de apresentar benefícios para o meio ambiente, também trazem vantagens como redução de custos com energia elétrica e água, e assim nos tornamos pessoas mais conscientes.

Rondinelly e Luana

Pais do Samuel Nascimento Freitas - 2° período D

Nossa família já havia adotado, anteriormente, o uso consciente da energia elétrica e água. Esse projeto veio fortalecer nossa atitude. Em nossa casa procuramos evitar utilizar além do necessário, portanto transmitimos aos nossos filhos essas atitudes para que eles também participem e contribuam com a utilização sustentável dos recursos.

Silvânia C. F. Pereira

Mãe do Rafael Fernandes Cruz Pereira – 2º período C

Emocionante, envolvente, participativo, divertido e conscientizador: esses são os adjetivos que, na nossa visão, definem o projeto “A MATEMÁTICA DA SUSTENTABILIDADE”. A cada etapa do projeto, através das falas da Laura e atividades propostas, percebemos a preocupação e alegria da nossa filha com as ações cotidianas do hoje (como, por exemplo: diminuir o consumo de energia) para “colhermos” os benefícios futuros em nossa casa e também na comunidade em que vivemos. Agradecemos a parceria família e escola para execução do projeto.

Fernanda Rodrigues Públio

Mãe da Laura Públio Gonçalves – 2º período D

Desenvolvemos ações simples do nosso dia a dia para economizar energia, tais como: diminuindo o tempo do banho e a quantidade de vezes, desligando aparelhos não utilizados da tomada, usando a capacidade total da máquina de lavar e apagando as luzes dos ambientes quando não havia ninguém. Assim conseguimos 20% da redução da conta e ficamos muito satisfeitos com o resultado.

Aline Da Mata

Mãe do Miguel De Moro da Mata – 2º período B

Ações tomadas para reduzir a conta de energia na nossa casinha:

- Diminuir tempo de banho;

- Manter as luzes apagadas;

- Tempo de serviço doméstico que utiliza energia (ferro, máquina de lavar, aspirador de pó) reduzidos a somente 2 vezes na semana.

- Conscientização da família quanto ao gasto de água e luz;

- Diminuição de televisão para jogos com a família.

OBS: O valor da conta aumentou devido ao maior número de dias de consumo, no entanto o consumo médio por dia caiu.

Rodrigo Rocha

Pai da Nina Bomfim Rocha – 2º período A

Consideramos o projeto desenvolvido muito importante. Com o envolvimento de toda família, alcançamos o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica; com isto, agora temos em nossa filha uma agente que se intitula fiscal da energia. Esta atividade serviu também para fortalecer ainda mais em nosso meio o valor das ações que visam à sustentabilidade dos recursos de nosso planeta. Nossa família agradece pela iniciativa.

Maryane (mãe), Sílvio (pai) e Laura (irmã)

Família da Júlia Casagrande Morais – 2º período B.

A nossa família se reeducou através das ações que planejamos para alcançar o objetivo do projeto. Conseguimos conscientizar as nossas crianças do desperdício e como economizar.

Adriana Pimenta

Mãe do Bernardo Lopes – 2º período B