Criando um Minijardim Autossustentável

Compartilhe


Galeria de Fotos


As turmas do 3º ano realizaram uma visita ao laboratório de Ciências e colocaram em prática toda a curiosidade e vontade de aprender.

Com a ajuda da técnica de laboratório Dulcinéia, foi realizada a construção coletiva de um minijardim autossustentável. O trabalho teve início com o levantamento de hipóteses e questionamentos: o que mantém plantas e animais vivos? Quais animais habitam um jardim? Como os seres vivos se relacionam entre si? Como devemos lidar com os pequenos animais de jardim? De que forma os seres humanos interferem na natureza? De que modo podemos contribuir para a preservação do ambiente?

O segundo passo foi a seleção dos materiais: um aquário utilizado como recipiente, terra vegetal, pedras, areia colorida, musgos, mudas de plantas e, ainda, algumas minhocas que foram retiradas do minhocário – e observadas com muito entusiasmo. As características do interessante animal, a minhoca, foram abordadas, bem como as funções que exercem no ambiente.

De forma coletiva, a crianças foram, pouco a pouco, montando um belo minijardim autossustentável, recriando as condições naturais presentes em um ecossistema.

Por meio da atividade, diferentes temas foram trabalhados de modo investigativo e planejado: solo, características das minhocas, ciclo da água, características das plantas, ciclo de vida dos animais e vegetais e diferenças nos ecossistemas. Foram trabalhados, também, os valores sociais e as atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente.

Ao longo das aulas de Ciências, a garotada terá outras oportunidades de explorar o minijardim, trilhando sempre novos caminhos!

 

Equipe do 3º ano 2017.

Salvar

Salvar