Projeto parque ecológico Fernão Dias

Galeria de Fotos

É muito bom quando na escola conseguimos trabalhar os conteúdos curriculares vinculando-os à realidade dos estudantes; por isso, nos momentos de planejamento, os professores do 7º ano fizeram um levantamento de realidades sociais do município de Contagem que poderia compor projetos de trabalho. Dessa iniciativa nasceu uma proposta que integra as disciplinas em torno do diagnóstico, levantamento de realidade e proposição de ações concretas que visam à reabilitação do parque ecológico Fernão Dias. Este parque já foi a principal área de lazer de Contagem, contando com várias quadras esportivas, trilhas, nascentes, áreas de piquenique, o único velódromo da região metropolitana. Esta área, que poderia gerar qualidade de vida para a população, está abandonada, sofrendo com queimadas e desmatamento, seu equipamento esportivo e de lazer está praticamente todo depredado.

Em sala temos apresentado essas realidades aos estudantes e mobilizado para que eles apresentem propostas de intervenção. Nesse sentido recebemos, no dia 13/03, a Deputada Federal Marília Campos, que propôs um projeto que transforma o parque Fernão Dias numa área de preservação ambiental.

Nossos estudantes mostraram grande interesse no projeto porque entendem que a reabilitação do parque impacta positivamente suas vidas. Os próximos passos do projeto de trabalhos dos estudantes é mobilizar uma audiência pública no Colégio para discutir a situação do parque com os organismos que participam de sua gerência. Além disso, está no nosso calendário de trabalho uma visita técnica e um mutirão de limpeza.

Salvar