Detetives protetores da água

Durante a 3ª etapa de 2015, nossos estudantes do 3º ano realizaram um excelente trabalho com o tema “água, fonte de vida”. As professoras apresentaram para as crianças uma visão ampla que envolvia inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto foi desenvolvido com diversidade de experiências e participação ativa dos alunos, de modo a contribuir com sua conscientização.

Para que adotassem, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, eles receberam o título de “DETETIVES PROTETORES DA ÁGUA” (D.P.A.) e tiveram como tarefa principal a investigação de como ela estava sendo usada em casa, na escola, no prédio, na rua, em toda parte. Além disso, realizaram as seguintes ações: conferir se havia algum vazamento de água nas torneiras e canos de sua casa ou nas casas de parentes ou vizinhos, escrever três dicas de economia de água que pudessem dar para essas famílias e arrecadar lacres e pilhas para encaminhar para doação. Enfatizou-se também, por meio desse projeto, a importância de evitar o desperdício de recursos naturais e a contaminação dos lençóis freáticos, rios e mananciais.

Acreditamos que esse projeto plantou sementes em todos e que a ordem do dia agora é economizar para não faltar. Parabéns a todos os que fizeram do nosso projeto o sucesso que foi.

Professoras: 3º ano