Parem com maratonas no Zoo de Belo Horizonte!

Compartilhe

Sr. Prefeito e Sra. Promotora de Meio Ambiente / MPMG de Belo Horizonte, empresa TBH Esportes, instituições apoiadoras e atletas maratonistas,

Solicito a V. Exas., Prefeito e Promotora de Meio Ambiente, a proibição da passagem da Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte pelo interior do Zoológico (Fundação Zôo-Botânica / FZB-BH), realizada na orla da Lagoa da Pampulha, autorizando-a somente, se repetir parte do trecho ao redor dessa Lagoa ou se for realizada em outro lugar.

Os animais não são beneficiados por essas maratonas, pelo contrário, são potencialmente prejudicados ao serem mais expostos ao aumento de público, imprensa, carros e movimentos alheios à sua natureza. Estudos realizados na própria FZB-BH mostraram que a presença do público gera ruídos intensos que ultrapassam os limites de bem-estar e provocam alterações de comportamento na maior parte dos animais, que se mostram mais agitados, vigilantes e agressivos na presença de um grande número de pessoas.

Zoológicos modernos têm uma função muito maior do que divertir as pessoas. Os animais que habitam esses recintos fazem parte de populações de espécies até ameaçadas de extinção e são importantíssimos para manutenção da diversidade genética, desenvolvimento de estudos voltados para fisiologia, comportamento e bem-estar, além da educação ambiental. É nosso dever manter esses animais em condições adequadas de saúde física e mental para que eles expressem seus comportamentos naturais. É nossa obrigação impedir que sejam submetidos a essa imensa fonte de stress, além da visitação de rotina.

A destruição dos habitats é realidade crescente, agravando a extinção de espécies. Em decorrência disso, cresce a tendência quanto a transformarem zoológicos em centros de preservação da fauna, onde a prioridade é o respeito aos animais e não os benefícios à nossa espécie, como a realização de maratonas dentro do Zoológico de Belo Horizonte.

À empresa TBH Esportes, solicito-lhe repensar acerca do prejuízo provocado aos animais, sem efetivamente proporcionar a conscientização dos atletas quanto ao respeito a tais seres sencientes e decida deixar em paz aqueles animais, já que o bem maior, a liberdade em seus habitats, eles não podem ter.

Clamo também aos atletas maratonistas, bem como às instituições que até então apoiaram esse evento, que reflitam sobre o poder de suas escolhas. A partir disso, não apoiem maratonas que passem dentro de zoológicos, exercendo sua cidadania em prol dos animais que lá vivem em melancólica e miserável subvida, sem poder defender-se e falar por si.

Por respeito aos animais, não concordo com a passagem da meia maratona internacional pelo Zoológico de Belo Horizonte e reitero minha solicitação quanto à definitiva proibição dessa passagem por esse Zoológico!

Insisto, existem rotas que podem substituir esse trecho, sem prejuízo técnico para o evento, respeitando o direito dos atletas de participarem dessa modalidade de esporte, mas, principalmente, respeitando tantos animais que não escolheram estar ali, presos por toda sua vida.

Que possamos orgulhar-nos de viver em uma capital mineira moderna, biocêntrica, em especial, consciente quanto aos Direitos Animais!

SAIBA MAIS

Zoológicos e Aquários, NÃO!

Centros de Preservação da Vida, SIM!

Fan Page

Este abaixo-assinado será entregue para:

Prefeito e Promotora de Meio Ambiente BH, TBH Esportes, atletas e instituições apoiadoras:

Prefeitura de Belo Horizonte

Movimento Mineiro pelos Direitos Animais - MMDA fez este abaixo-assinado do zero e agora já tem 545 apoiadores. Faça você também um abaixo-assinado e mude o que você quiser.

ABAIXO-ASSINADO

FONTE: change.org