Doação de medula óssea. Solidariedade é esperança de cura

Campanha Quinta do Bem, Secretaria de Saúde de Betim e Hemominas organizam cadastro de doação de medula óssea no hall da Prefeitura de Betim

No dia 9 de junho, das 8h às 13h, a campanha Quinta do Bem*, a Secretaria de Saúde de Betim e a Fundação Hemominas Betim irão organizar o cadastro de doação de medula óssea no hall da Prefeitura de Betim (Rua Pará de Minas, 640, Brasiléia). Os interessados devem levar o documento de identidade. O objetivo do evento é incentivar o cadastro para doação de medula óssea e ajudar a salvar vidas de pessoas em tratamento contra a leucemia. No dia serão cadastradas 100 pessoas. Qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 pode se cadastrar como doadora de medula óssea. Os dados pessoais, preenchidos no formulário, juntamente com 5 ml de sangue coletado (similar à coleta de exame de sangue normal), são encaminhados para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

É importante que o maior número de pessoas se tornem doadores, pois, de acordo com o Ministério da Saúde, as chances de encontrar um doador compatível fora da família é de 1 em 100 mil. Havendo a compatibilidade genética, o Instituto Nacional do Câncer (Inca)/Ministério da Saúde, órgão responsável por manter os dados sigilosos, entra em contato com o doador para confirmar o interesse da doação. Confirmado o interesse, o doador é chamado para fazer exames complementares. Após a realização dos procedimentos, o transplante é agendado. Na doação, em ambiente hospitalar, é coletada a medula óssea na região da bacia do doador – ele sentirá um pequeno incômodo passageiro. Para o doente, o gesto de solidariedade representa a esperança de cura. O cadastro é feito nos hemocentros de todo o país. Em Minas Gerais, os interessados devem procurar a Hemominas.

Mais informações no site do Inca.

*Campanha Quinta do Bem - criada pela jornalista Flávia Freitas em 2011. As ações são divulgadas em sua página no Facebook, que se chama Comunique Bem (@quintadobemoficial). O gesto de solidariedade salva vidas. A corrente do bem é contagiante.