Fotógrafo retrata crianças refugiadas dormindo em florestas, ruas e abrigos

Compartilhe


Sueco fez série de fotos sobre o sono de crianças que fugiram da guerra.

'Queria fazer algo que tocasse as pessoas', disse ele.

Quando a noite cai, Lamar, de cinco anos, dorme sobre um cobertor fino em uma floresta na fronteira da Sérvia com a Hungria, com frio, medo e saudade das bonecas que ficaram em sua casa em Bagdá, atingida por um bombardeio.

Quando a noite cai, Gulistan, uma síria de seis anos que vive como refugiada com a família na Turquia, prefere apenas fechar os olhos, e não dormir de verdade, para evitar os pesadelos recorrentes.

Quando a noite cai, Ralia, de 7 anos, e Rahaf, de 13, dormem abraçadas sobre caixas de papelão ao lado de seu pai nas ruas de Beirute, após terem perdido a mãe e um irmão em um ataque com granada em Damasco, na Síria.

Quando a noite cai, a situação das crianças que fogem da guerra junto com a família pode se tornar ainda mais dramática. É o que mostra a série “Where the children sleep” (onde as crianças dormem), do fotógrafo sueco Magnus Wennman.

De fevereiro a setembro deste ano, Wennman fotografou crianças refugiadas dormindo em abrigos, ruas, hospitais, florestas e fronteiras de seis países: Jordânia, Líbano, Turquia, Hungria, Sérvia e Grécia.

As fotos foram publicadas no jornal sueco "'Aftonbladet" (veja o link com relatos em inglês). São 22 retratos e histórias como as contadas no início desta reportagem.

Segundo o fotógrafo, a ideia era fazer algo que realmente “tocasse” o público. “Às vezes é difícil para as pessoas entenderem o conflito na Síria. Mas não é difícil entenderem que toda criança precisa de um lugar seguro para dormir”, relatou ele ao G1.

Wennman conta que se reuniu com a equipe no início de janeiro para pensar em como mostrar as dificuldades enfrentadas pelas crianças refugiadas de uma forma original.

"Eu tinha curiosidade de saber o que acontece quando a noite cai e as crianças vão para a cama. Seus sonhos, suas esperanças e suas histórias", afirmou.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/10/fotografo-retrata-criancas-refugiadas-dormindo-em-florestas-ruas-e-abrigos.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1