Dia Mundial Humanitário da ONU: Ministério da Justiça divulga dados sobre refugiados nesta quarta (19)

A solenidade acontecerá no auditório principal do Ministério da Justiça (Auditório Tancredo Neves, no Palácio da Justiça, em Brasília), às 11hs. Após o evento, o secretário nacional da Justiça e o representante do ACNUR concederão entrevista coletiva.

Em cerimônia para marcar o Dia Mundial Humanitário – celebrado em todo o mundo no dia 19 de agosto -, o Ministério da Justiça divulgará nesta quarta-feira (19) dados atualizados sobre refúgio e lança uma campanha de sensibilização sobre o tema. O ministério também anunciará mudanças na estrutura e no funcionamento do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE).

Participam do evento o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o secretário nacional de Justiça e presidente do CONARE, Beto Vasconcelos e o representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil, Andrés Ramirez – além do coordenador-geral de Ações Internacionais de Combate à Fome (CGFome) do Ministério das Relações Exteriores, ministro Milton Rondó, da diretora de Comunicação do Médicos Sem Fronteira (MSF) no Brasil, Alessandra Vilas Boas, do chefe da Delegação Regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Lorenzzo Caraffi, e da diretora do Instituto de Migrações e Direitos Humanos (IMDH), Rosita Milesi.

O dia 19 de agosto marca o aniversário do bombardeio à sede da ONU em Bagdá, quando 22 pessoas perderam suas vidas – entre elas o brasileiro Sérgio Vieira de Mello. Num esforço para criar conscientização mundial sobre a assistência humanitária e também sobre as pessoas que arriscam suas vidas para proporcioná-la, a Assembleia Geral da ONU designou, em 2008, o 19 de agosto como Dia Mundial Humanitário. Neste ano, o slogan do Dia Mundial Humanitário é “Inspirando a Humanidade no Mundo”.

Durante o evento serão exibidos vídeos sobre trabalhadores humanitários do ACNUR, incluindo depoimentos de brasileiros que atuam em campos de refugiados em diferentes partes do mundo.

Celebração do Dia Mundial Humanitário
Local: Auditório Tancredo Neves (Ministério da Justiça, Brasília, DF)
Data e horário: 19 de agosto de 2015, às 11hs
Contato: Assessoria de Comunicação do Ministério da Justiça (61.2025-3135 / 3315 / 3928 / imprensa@mj.gov.br) e Unidade de Informação Pública do ACNUR Brasil (61.3044.5744 / brabrpi@unhcr.org)