Dia Mundial da Ação Humanitária 2014

Compartilhe


Comemorado em 19 de agosto, Dia Internacional terá eventos em diversas partes do mundo. Em Brasília será lançado um selo homenageando Sergio Vieira de Mello.

Para lembrar os trabalhadores humanitários, que muitas vezes correm grandes riscos para ajudar comunidades em extrema necessidade, o Dia Mundial da Ação Humanitária, comemorado em 19 de agosto, terá eventos em diversas partes do mundo.

Em Mogadíscio, está sendo organizada uma caminhada/corrida de 5 quilômetros; em Londres, será colocada uma coroa de flores na abadia de Westminster: um programa de rádio com especialistas em gestão de desastres vai acontecer em Papua Nova Guiné e, em Brasília, um selo comemorativo em homenagem a Sergio Vieira de Mello será lançado.

O Dia coincide com a data do atentado no Hotel Canal em Bagdá, no Iraque, que tirou a vida do então representante especial do secretário-geral para o país e ex-alto comissário para os Direitos Humanos da ONU, o brasileiro Sergio Vieira de Mello, e de outros 21 funcionários das Nações Unidas, em 2003.

“Os recentes ataques que testemunhamos em Gaza e no Sudão do Sul nos fazem lembrar da coragem dos trabalhadores humanitários”, afirmou o porta-voz para o Dia Mundial da Ação Humanitária, Louis Belanger, referindo-se ao aumento no número de ataques e incidentes envolvendo trabalhadores humanitários durante os meses de julho e agosto. “Os trabalhadores humanitários muitas vezes enfrentam um grande risco para ajudar comunidades em necessidade e merecem ser protegidos.”

Estes trabalhadores estão na linha de frente de todas as emergências para ajudar os mais de 100 milhões de pessoas cujas vidas foram dilaceradas pela guerra ou por desastres naturais.

O ano de 2013 for marcado por números recordes de violência contra os trabalhadores humanitários e a primeira metade de 2014 continua evidenciando esta tendência. “Os ataques, assassinatos, sequestros e violência têm que acabar”, disse o porta-voz.

Como parte das atividades do Dia Mundial da Ação Humanitária 2014, uma nova plataforma para inspirar e mobilizar o público em emergências globais será lançado. O site “Mensageiros da Humanidade” tem por objetivo construir uma comunidade de milhares de defensores de causas humanitárias, que serão chamados a agir através do compartilhamento de conteúdo inspirador em redes sociais.